domingo, 28 de setembro de 2008

Caminhada por Paredes da Vitória

Hoje decorreu mais uma das caminhadas organizadas pelo grupo de caminheiros dos Pimpões, e eu, como amante de caminhadas e de passeios pela natureza la fui andar 6km por praias e mato:)

Como sempre vou deixar um cadinho de história, para quem gostar, e tiver interesse em coisas relacionadas com história e cultura. Só para se localizarem, Paredes da Vitória fica entre a Nazaré e S. Pedro de Moel.

"Paredes recebeu carta de povoação de D. Dinis em 1286 e aqui existiu um grande porto de mar, o primeiro dos Coutos de Alcobaça. O recorte das falésias proporcionavam condições de abrigo às embarcações, permitindo que aqui fundeassem os barcos em segurança. No entanto, a fragilidade das falésias, a descargas dos lastros dos navios nos fundos do porto e a invasão das areias determinaram o completo abandono do porto e da povoação, migrando os seus habitantes para a Pederneira (Nazaré) e Famalicão (entre S. Martinho do Porto e Nazaré), para onde levaram consigo o culto da N. Sra. da Vitória. Contudo, não foram sós.
As areias seguiram-nos e também a lagoa da Pederneira se viria a assorear, enchendo de vicissitudes a vida destas comunidades.
Só muito mais tarde, com o completo assoreamento do vale, se voltou a construir, agora na praia de Paredes da Vitória. Algures debaixo das areias que resvalam pelas encostas do vale se encontram as ruínas das casas e do porto de Paredes.

Com uma regularidade espantosa, a nascente do vale das Paredes continua a fazer brotar as suas águas limpas que, seja de verão ou de inverno, sob os diversos moinhos de rodízio que ainda existem (embora fora de serviço), sem o perigo de cheias e inundações.
Com obras de requalificação muito interessantes, a praia de Paredes da Vitória assume-se como uma estância balnear importante na região, enriquecendo o conjunto das lindas paisagens deste oeste tão diversificado.



A capela de N. Sra. da Vitória substituí a que antes existiu no promontório, mais perto do mar. Sofreu obras no princípio e no fim do século XX e aqui acorrem ainda em cirios e peregrinações as comunidades de Pataias e Pederneira."


Adoro estas caminhadas pois ao mesmo tempo vamos tendo uma pessoa que nos vai explicando um pouco da história do local, como por exemplo, naquela foto da praia, aquele rochedo espectacular é o que resta do castelo que antes lá havia lol quem diria... já várias vezes tinha ido àquela praia passear, inclusivé umas das coisas que me fascinava era aquele rochedo e nunca pensei que fossem os restos de um castelo. Além do mais, outro aspecto muito giro é que a praia é atravessada por um rio, aliás um dos pontos de passagem da caminhada foi precisamente a nascente desse rio.

Foi uma manhã super agradável e saudável ao mesmo tempo!
Adorei a caminhada! Para quem estiver interessado, as caminhadas são geralmente no último domingo de cada mês, e para mais informações podem consultar o blog dos caminheiros dos pimpões.

http://caminheirosdascaldas.com.sapo.pt/

(ps: mais fotos virão quando a minha amiga me passar o resto:))



1 comentário:

Marisa disse...

hum mui bien... Passeio ao sábado, passeio ao domingo... ainda diz a menina que não sai!
Ao menos não vieste ter cmg por boas causas.... espero!!!!!
biju